Materialidade do Serpro ciclo 2024- 2026
Desde 2022, o Serpro tem uma materialidade instituída, porém, devido à evolução contínua do processo, a empresa monitora anualmente os temas materiais pertinentes ao seu negócio e avalia a necessidade de revisar a sua materialidade, determinando, assim, uma nova agenda de temas materiais.
O Serpro foi exitoso em sua jornada de revisão da materialidade para o ciclo de 2024 – 2026 e esta foi aprovada pelo Conselho de Administração - CA no final do mês de julho/2024. Para esta revisão, o Serpro contou com o apoio de uma empresa especialista no assunto, que ajudou na melhor definição da metodologia, refletindo, assim, em uma melhora significativa do processo. Outro diferencial foi a participação de stakeholders externos, ampliando o escopo de consultas às partes interessadas.
O processo de revisão da materialidade seguiu 5 etapas:
- Identificação de temas potenciais materiais para o setor de TI;
- Mapeamento e seleção dos stakeholders envolvidos;
- Consulta às partes interessadas (pesquisa);
- Análise de dados e definição dos temas materiais (dupla materialidade); e
- Comunicação do resultado para utilização dos temas materiais como insumo da estratégia.
Para este ciclo, a empresa orientou-se pela norma Internacional GRI Standards e pela ABNT PR 2030, tendo como evolução a ampliação da visão da materialidade dos temas materiais ao adotar o conceito da dupla materialidade em consonância com as melhores práticas do mercado.
Mas afinal o que é a Materialidade?
A materialidade refere-se à identificação e priorização de temas críticos, que impactam a empresa de forma significativa e que devem ser considerados na gestão estratégica para que a organização alcance seus objetivos e obtenha sucesso. Esta ferramenta de gestão ajuda a empresa a mapear tópicos a serem priorizados a partir da relevância do seu impacto econômico, ambiental, social, positivo ou negativo, nas avaliações e decisões dos gestores e de suas partes interessadas
Temas Materiais Definidos:
Inclusão e cidadania digital |
Democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação e conscientização quanto ao uso responsável dessas tecnologias e de ferramentas tecnológicas no ambiente virtual. |
Clima organizacional saudável |
Compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos empregados para promover um ambiente de trabalho saudável e satisfatório. |
Diversidade, equidade e inclusão |
Inclusão de trabalhadores com características diversas e promoção de igualdade de condições e oportunidades para eles. |
Experiência do cliente |
Adoção de ações que proporcionem melhores percepções e impressões do cliente sobre o Serpro. |
Gestão de segurança da informação, proteção e privacidade de dados |
Implementação e manutenção de práticas corporativas para assegurar a Privacidade e Proteção de Dados (PPD) e a Segurança das informações (SI). |
Governança Corporativa |
Direcionamento, controle e monitoramento dos processos, estruturas e práticas do Serpro, pautados por princípios éticos, comportamento organizacional socialmente responsável e transparência na divulgação de suas atividades e dos atos públicos, prestando informações confiáveis, atualizadas, relevantes e tempestivas, sejam elas positivas ou negativas, e não apenas aquelas exigidas por leis ou regulamentos, estimulando um ambiente de confiança com as partes interessadas. |
Soberania dos dados |
Adoção de ações para garantir que os dados coletados e armazenados pelo Serpro estejam em conformidade com as leis de soberania de dados do país. |
Gestão de riscos |
Identificação, análise, avaliação, monitoramento e tratamento de potenciais eventos ou situações que geram incertezas para o alcance dos objetivos do Serpro. |
Sustentabilidade econômica e financeira |
Promoção do desenvolvimento econômico e da saúde financeira do Serpro respeitando as dimensões sociais e ambientais de seu entorno. |
Soluções tecnológicas, sustentáveis e responsáveis |
busca por soluções digitais modernas que reduzam o impacto negativo no meio ambiente e que promovam a sustentabilidade. |
Cultura da Inovação |
Promoção de uma cultura baseada na geração de novas ideias, experimentação e busca contínua por melhorias e soluções criativas. |
O CA aprovou 11 temas materiais para o ciclo de 2024-2026 por entender que eles estão alinhados com as expectativas dos seus stakeholders e diretrizes da agenda do governo. A representação gráfica da Materialidade busca melhor refletir esse alinhamento além de fazer uma vinculação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
Materialidade do Serpro
Com a Materialidade definida e aprovada, o Serpro compromete-se a desenvolver práticas e instrumentos que busquem a conformidade regulatória dos temas materiais, bem como integrá-los às operações diárias e às estratégias de longo prazo da empresa.
Os resultados sobre o progresso dos temas materiais serão reportados nos instrumentos de transparência e prestação de contas publicados anualmente pela empresa, disponibilizando, para a sociedade e os órgãos de controle, os impactos, os avanços e as práticas que demonstram seu compromisso com a sustentabilidade.
Para formalizar a Materialidade na empresa, o CA instituiu uma Deliberação sobre o tema. Este instrumento é fundamental para que toda a empresa não apenas conheça, mas se comprometa com os princípios ESG (ambiental, social e de governança), engajando-os à sua gestão e à sua estratégia. Assim, o Serpro poderá cumprir com a sua agenda, impactando, cada vez mais, a sociedade de forma positiva.