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Ouvidoria

A Ouvidoria do Serpro é unidade do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal - SisOuv, sujeita à orientação normativa, à supervisão técnica e ao monitoramento da Ouvidoria-Geral da União, sem prejuízo da subordinação administrativa ao Conselho de Administração do Serpro, a quem se encontra vinculada desde março de 2022.  Com atribuições e competências regulamentadas pelo Decreto n.º 9.492, de 2018, sua atuação empática, isenta, independente e sigilosa visa a solução pacífica dos conflitos, a transparência e a participação social.

Em 2001, foi criada como Ouvidoria-Interna e, em 2016, tornou-se Ouvidoria-Geral para atendimento do público interno e externo, bem como canal de pós-atendimento do Plano de Saúde do Serpro, ambas vinculadas ao Diretor-Presidente. A partir de setembro de 2016, passou a exercer a atividade de Serviço de Informação ao Cidadão, de que trata o inciso I do art. 9º da Lei n.º 12.527, de 2011 e, em março de 2022, a ser vinculada diretamente ao Conselho de Administração conforme previsto no Estatuto Social do Serpro. Além disso, desde 2018, exerce a função de instância de Integridade do Programa Corporativo de Integridade do Serpro.



Titular da Ouvidoria 

Titular: Ana Beatriz de Carvalho Capparelli

Mandatos: 20/06/2024 até 19/06/2027 - Ato de nomeação

Currículo: Formada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Brasília (UCB), em Gestão Pública – Ênfase em Estratégia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Ouvidoria Pública pela CGU-OEI-Verbo Jurídico. Sua atividade profissional iniciou no Ministério da Saúde entre os anos de 1986 e 1990, seguida pela experiência com o processo legislativo na Câmara dos Deputados, como assessora parlamentar, por dezessete anos até ser contratada em abril de 2007, por meio de concurso público, pelo Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro, no cargo de Analista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Ao longo desses anos, atuou, como analista e gestora, na Superintendência de Gestão de Pessoas, entre 2007 a 2015, nas áreas de Gestão de Carreiras, de Progressão e Avaliação Funcional e de Gestão da Segurança do Trabalho e Saúde do Trabalhador; no Gabinete do Diretor-Presidente, entre 2015 e 2016, como analista na área de Aplicação do Regime Disciplinar Empresarial; na Ouvidoria-Geral do Serpro, como ouvidora, entre 2016 e 2017; na Superintendência de Transparência, Ouvidoria e Corregedoria, como superintendente, entre 2017 e 2022; e na Ouvidoria, como analista, entre 2022 até 19 junho de 2024. Possui certificações profissionais em Ouvidoria pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap e Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - ABO. 

Equipe da Ouvidoria 

A equipe multiprofissional da Ouvidoria é formada por 6 empregados do quadro de pessoal efetivo do Serpro, além da titular, lotados no CA/OUVID, relacionados abaixo: 

  • Ana Stela Gonçalves Cavalcante – Analista com Especialização em Gestão de Pessoas e formação em nível superior em Psicologia

  • Gerson Augusto Maturana Lage – Auxiliar com Qualificação em Apoio Operacional e formação em nível superior em Ciências Contábeis

  • Letícia Blumm Matsuda – Analista com Especialização em Serviço Social, formação em nível superior em Serviço Social e pós-graduação em Administração e Planejamento de Projetos Sociais

  • Patrícia Moreira Almeida – Analista com Especialização em Desenvolvimento de Sistemas, formação em nível superior em Ciência da Computação e pós-graduação MBA em Mercados Financeiros e de Capitais

  • Raquel de Carvalho Drummond de Sant'Ana – Analista com Especialização em Advocacia, formação em nível superior em Direito (OAB/DF nº 33.479) e pós-graduação em Direito Público e  em Gestão e Governança Direcionada as Práticas de ESG

  • Vânia Elizabeth Coelho Gavião – Analista com Especialização em Recursos Humanos, formação em nível superior em Administração de Empresas e pós-graduação em Gestão do Conhecimento



Acesso eletrônico e atendimento

Recebemos manifestações por meio de formulário eletrônico, telefone ou carta. Atendimentos presenciais devem ser agendados e serão realizados exclusivamente no endereço abaixo. 

Correio eletrônico: ouvidoria.geral@serpro.gov.br ou sic@serpro.gov.br

Meio Eletrônico:  Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação

Endereço: SGAN 601 - Módulo V - Edifício Sede do Serpro -  2º andar - Sala 201 - Brasília - DF - CEP: 70836-900



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