Planos de Carreira
O Serpro conta atualmente com 3 planos de carreira: o Plano de Avaliação e Classificação de Cargos e Salários (PACCS); o II Regimento de Administração de Recursos Humanos do Serpro (RARH2); e, por fim, o Plano de Gestão de Carreiras do Serpro (PGCS).
PGCS - Tabelas Salariais
Implantado em novembro de 2008, o Plano de Gestão de Carreiras do Serpro (PGCS) fornece um conjunto de ações que sistematizam as possibilidades de crescimento e de evolução profissional dos empregados e empregadas do Serpro, e estabelece formas de retribuição e reconhecimento compatíveis com o trabalho desenvolvido pelos profissionais.
Tabela Salarial 01: Analista - 8 horas
Tabela Salarial 02: Analista - 6 horas
Tabela Salarial 03: Analista - 4 horas
Tabela Salarial 04: Técnico - 8 horas
Tabela Salarial 05: Técnico - 6 horas
Tabela Salarial 06: Auxiliar - 8 horas
Tabela Salarial 07: Auxiliar - 6 horas
Tabela Salarial 08: Analista - Especialização: Serviço Social - 6 horas
Gratificações
Aos ocupantes de cada cargo integrante do Plano de Gestão de Carreiras do Serpro – PGCS são atribuídas as seguintes gratificações profissionais:
Além disto, os empregados e empregadas que desempenham atividades que extrapolam suas demandas cotidianas ou que estão envolvidos(as) em projetos estratégicos recebem uma gratificação adicional, a Gratificação de Função Específica (GFE).
Ela é distribuída por tempo determinado e não é incorporada ao salário. As chefias imediatas devem identificar, ao designar um(a) empregado(a) para receber a GFE, os seguintes itens:
- o impacto no trabalho;
- a complexidade do trabalho; e
- a abrangência dos conhecimentos.
Estas são as tabelas de Gratificação de Função Específica (GFE) em vigência:
- Tabela 01 - Gratificação de Função Específica (GFE) - Analista
- Tabela 02 - Gratificação de Função Específica (GFE) - Técnico
- Tabela 03 - Gratificação de Função Específica (GFE) - Auxiliar
Empregados designados para a função de confiança recebem a Gratificação de Função de Confiança (GFC), cuja tabela segue abaixo:
RARH2 - Tabelas Salariais
A segunda versão do Regimento de Administração de Recursos Humanos do Serpro (RARH) foi implantada em novembro de 1997, após a revisão da primeira versão, datada de maio de 1989.
Gratificações
Aos integrantes do Regime de Administração de Recursos Humanos do Serpro (RAHR2) são distribuídas as seguintes gratificações:
Empregados designados para a função de confiança recebem a Gratificação de Função de Confiança (GFC), cuja tabela segue abaixo:
- Gratificação de Função de Confiança - RARH2
Alguns empregados recebem uma gratificação adicional designada pela chefia imediata, a Função Comissionada Técnica/Auxiliar (FCT/FCA), que é distribuída por tempo determinado e não é incorporada ao salário. As chefias imediatas devem identificar, ao designar um(a) empregado(a) para receber a FCT/FCA, os seguintes itens:
- o impacto no trabalho;
- a complexidade do trabalho; e
- a abrangência dos conhecimentos.
As tabelas que contêm estes valores seguem abaixo:
Gratificação de Função Comissionada Técnica (FCT) RARH2
- Tabela 01 - Gratificação de Função Comissionada Técnica (FCT) - Analista
- Tabela 02 - Gratificação de Função Comissionada Técnica (FCT) - Técnico
Gratificação de Função Comissionada para Auxiliar (FCA) RARH2
PACCS - Tabelas Salariais
O Plano de Avaliação e Classificação de Cargos e Salários (PACCS) é o mais antigo em vigência na Empresa e atualmente é a remuneração oficial de cerca de 15 empregados e empregadas.