Relatório Integrado Anual
Em seus 58 anos, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) vem demonstrando sua capacidade de criar tecnologias inovadoras para a transformação digital do Governo.
O Serpro é a maior empresa de tecnologia do Estado brasileiro, líder de mercado no segmento, e o maior provedor Gov.br do país. Com a missão de conectar Estado e sociedade com soluções digitais inovadoras, sua atuação impulsiona a execução de políticas públicas e contribui para fomentar o desenvolvimento do país e democratizar serviços essenciais a todos os brasileiros.
Ao longo desse período, a Empresa também construiu um histórico de destaque em iniciativas que denotam responsabilidade com a sociedade, o meio ambiente, seus empregados e sua governança.
Sobre o Relatório
O RIA apresenta como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas do Serpro levam à geração de valor. Saiba mais sobre sua elaboração e acesse o PDF completo.
A complexidade dos ambientes, as expectativas da sociedade e os progressivos avanços tecnológicos e dos marcos regulatórios impõem às organizações atenção com as práticas de sustentabilidade.
Assim, o Serpro se apropriou de boas práticas empresariais nas dimensões Ecoambiental, Social e de Governança (ESG) para fortalecer sua jornada rumo a uma sustentabilidade corporativa cada vez mais plena e as estruturou no conceito ESGtec:
- como empresa orientada à tecnologia, sempre teve um alto grau de comprometimento social;
- como empresa pública, também conquistou uma notável estruturação em governança, com uma trajetória já consolidada nessa área; e
- como agente de transformação digital, colabora com uma grande redução do consumo de insumos como o papel e na circulação desnecessária de cidadãos, ao conectar digitalmente Governo e sociedade.
A escolha do nome ESGtec levou em consideração o modo Serpro de ser ESG, sem perder de vista o fato de se constituir como empresa de tecnologia. Entretanto, a tecnologia deve ser sempre o meio, não o fim em si mesma, por isso, o mote ESGtec é ser “digital para as pessoas”.
Dessa forma, a Estratégia Empresarial do Serpro deve se manter integrada à agenda de sustentabilidade, uma vez que a Empresa vislumbra a necessidade de alcançar seu propósito organizacional de forma a convergir com os temas materiais selecionados por suas partes interessadas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e priorizados internamente.
Além disso, os Administradores orientam que as estratégias de negócio e de TI da Empresa devem ser implementadas de maneira integrada ao Modelo de Governança e Gestão Corporativas e ao planejamento estratégico, além de considerar os temas materiais.
E ainda, para que a tríade ecoambiental, social e governança (ESG) aconteça de forma efetiva e alcance os resultados esperados, o mapeamento de riscos, oportunidades e controles internos deve assegurar aos especialistas, gestores e Administradores envolvidos a identificação de fatores de priorização e mitigação a serem adotados por toda a Empresa.
O Serpro está sempre se aprimorando e inovando. Para isso, conta com um modelo de negócio que transforma recursos em novos produtos e serviços, e o leva a ser uma das maiores empresas públicas de TI do mundo, oferecendo soluções inovadoras e de alto valor agregado.
Sua carteira de clientes é composta por órgãos públicos federais, dependentes ou não do Orçamento Geral da União (OGU), órgãos públicos estaduais e municipais, e por clientes privados.
Os órgãos públicos são os principais clientes, dentre os quais destacam-se o Ministério da Economia, a Receita Federal do Brasil, a Secretaria do Tesouro Nacional, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, o Ministério da Infraestrutura e suas Secretarias, além de órgãos estaduais e municipais.
Na esfera privada, seus clientes são empresas e organizações de todos os tamanhos e segmentos da economia, que buscam informações íntegras e confiáveis, e soluções que tornem suas plataformas de negócio mais seguras e inteligentes.
Adicionalmente, a trajetória de internacionalização dos serviços do Serpro começou em 2019, com suas inovações tecnológicas ofertadas em todos os continentes, e desde setembro de 2022 está em operação a Loja Serpro Internacional.
Conheça algumas soluções de destaque em 2022:
O Gov.Br é um conjunto de canais digitais do governo federal voltado à simplificação no atendimento de serviços públicos ao cidadão. Em 2022, a plataforma ofertou mais de 4,8 mil serviços públicos de órgãos e entidades federais em um ambiente centralizado, sendo 4.150 totalmente digitais.
A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é um aplicativo que disponibiliza no celular do cidadão brasileiro um conjunto de serviços inerentes ao segmento de trânsito. Em 2022, destacam-se o novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação e o Cadastro Positivo de Condutores.
A Plataforma Pau-Brasil passou a ser a solução tecnológica utilizada por fiscais do IBAMA no licenciamento de importações e exportações de produtos da biodiversidade brasileira. Em 2022, o processo autorizativo de licenças, anteriormente registrado em planilhas, tornou-se mais eficiente e integrado ao Portal Único Siscomex.
Durante o exercício de 2022, o Serpro reafirmou sua missão e realinhou sua visão, valores e propósito para representar o novo desafio de se tornar a maior plataforma do Brasil de integração de soluções tecnológicas responsável em aproximar Estado e cidadãos, dando continuidade à integração da Estratégia com a Agenda ESG, conforme direcionamentos dos temas materiais definidos.
Os desafios para 2023 são grandes e, mesmo diante das incertezas do cenário mundial, o Serpro mantém seu comprometimento com a missão que lhe foi atribuída, com seus clientes, seu negócio e seu potencial de crescimento, baseado nas plataformas e soluções inteligentes e em seus profissionais reconhecidamente capacitados.