Relatório Integrado Anual
Ao longo de seus 57 anos, o Serviço Federal de Processamento de Dados demonstra sua capacidade de criar tecnologias inovadoras para a transformação digital do Estado brasileiro.
Conheça as realizações do Serpro em 2021.
Mensagem do Presidente
Gileno Barreto - Diretor-Presidente (CEO) - Serpro
Sobre o Relatório
O RIA 2021 apresenta como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas do Serpro levam à geração de valor. Saiba mais sobre sua elaboração.
O Serpro seguirá o caminho da transformação digital, da segurança e da inovação.
a capacidade de entrega para os clientes
Mensagem
do Conselho de Administração
|
Visão geral organizacional
O Serpro é a maior empresa de tecnologia do Estado brasileiro, líder de mercado no segmento, e o maior provedor Gov.br do país. As atividades realizadas pelo Serpro são dirigidas ao Estado e à sociedade, e viabilizam a conexão entre Governo, empresas e cidadãos por meio de soluções tecnológicas.
A Empresa está sempre se aprimorando e inovando. Para isso, conta com um modelo de negócio que transforma recursos em novos produtos e serviços, e a leva a ser uma das maiores empresas públicas de TI do mundo, oferecendo soluções inovadoras e de alto valor agregado.
Os números impressionam:
A carteira do Serpro é composta por órgãos públicos federais, dependentes ou não do Orçamento Geral da União – OGU, órgãos públicos estaduais e municipais, e por clientes privados.
Os órgãos públicos são os principais clientes, dentre os quais destacam-se o Ministério da Economia, a Receita Federal do Brasil, a Secretaria do Tesouro Nacional, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, o Ministério da Infraestrutura e suas Secretarias.
Na esfera privada, seus clientes são empresas e organizações de todos os tamanhos e segmentos da economia, que buscam informações íntegras e confiáveis, e soluções que tornem suas plataformas de negócio mais seguras e inteligentes.
A estratégia de internacionalização do Serpro iniciou em 2019 e, desde então, as estratégias de vendas, comercialização, captação de novos clientes e outros empreendimentos de negócios estão alinhadas aos direcionamentos do Planejamento Estratégico.
Saiba mais sobre as linhas de negócio e os clientes do Serpro e conheça algumas soluções de destaque em 2021:
A Plataforma Gov.Br centraliza a experiência do cidadão brasileiro no acesso aos serviços públicos e na obtenção de informações institucionais e notícias sobre a atuação do Governo Federal. Por meio de um login único é possível acessar todos os demais portais e plataformas de serviços da administração pública.
A solução valida a identidade do viajante por meio de captura de imagens que são comparadas aos bancos de imagem providos pela Senatran e do Barramento SGD (TSE), sendo necessária apenas a biometria facial para acesso a áreas restritas dos aeroportos e embarque na aeronave.
A plataforma tecnológica do Incra é responsável por promover a transformação digital nos macroprocessos de regularização fundiária e reforma agrária com foco na entrega de serviços digitais centralizados para o cidadão brasileiro ocupante de terras da União e de assentamentos.
A solução tecnológica acelera e simplifica o saneamento de pendências de titulação de terras oriundas dos processos de regularização fundiária e de reforma agrária promovidos pelo Incra. O módulo mobile , destinado aos agentes de campo, provê informações georreferenciadas das localidades a serem vistoriadas.
Governança, Estratégia e Desempenho
O Modelo de Governança e Gestão do Serpro tem como princípios direcionadores a capacidade de resposta, o compromisso, a eficiência, a equidade, a integridade, a legitimidade, a prestação de contas, a responsabilidade corporativa e a transparência, os quais, quando convertidos em práticas de governança corporativa, permitem o aperfeiçoamento da gestão, a harmonização de interesses, a sustentabilidade do negócio e a geração de valor para a perenidade da Empresa.
Em 2021, o Plano Estratégico Empresarial direcionou os esforços para a identidade digital, o fortalecimento da marca Serpro como referência em LGPD e Segurança da Informação, o alinhamento às melhores práticas que compõem a Agenda ESG, a ampliação do mercado internacional e a sustentabilidade econômico-financeira da Empresa.
O acompanhamento do desempenho das Metas Estratégicas ao longo de todo o exercício permitiu assertividade e agilidade na correção de rumos e alcance de resultados significativos que consolidaram a Empresa como uma grande parceira na digitalização governamental:
- R$ 226 milhões em notícias positivas
- Base biométrica com alcance de 75 milhões de indivíduos, mais de 146 milhões de biometrias e quase 11 milhões de identidades digitais comprovadas
- 95,8% de satisfação dos clientes com o atendimento
- 99,7% de disponibilidade média de nível de serviço
Alguns destaques da Agenda ESG:
Ambiental
- Plano de Eficiência Energética
- Inventário de emissão de gases do efeito estufa
- Desenvolvimento da Plataforma CBio
Social
- Protagonismo na Transformação Digital do Governo com soluções que atendem às necessidades da sociedade
- Protocolo de Retorno Seguro ao trabalho presencial
- Piloto do trabalho remoto
Governança
- Due Diligence de Integridade de fornecedores e parceiros de negócio
- Criação do Índice ESG
- Maturidade em Governança Corporativa
- IGG-TCU: nível aprimorado
- IG-Sest: nível 1
Riscos e oportunidades
Os fatores de risco do Serpro são revisados anualmente para reavaliar seu alinhamento à estratégia empresarial, ao cenário de atuação e à eficácia das ações de mitigação dos riscos, que são acompanhadas periodicamente pelos órgãos colegiados, priorizando aqueles com maior avaliação de impacto e criticidade dos processos.
- A Empresa atingiu 100% de cobertura de riscos em processos operacionais e monitorou sistematicamente os riscos críticos.
Destaques das realizações 2021
Informações orçamentárias, financeiras e contábeis
As informações completas podem ser consultadas em Contas Anuais e Demonstrações Financeiras.
Principais ações das áreas de gestão
Tecnologia da Informação
Transformação Digital Interna (disponibilização de 287 serviços)
- A jornada de transformação digital é o esforço coordenado e corporativo para estruturar a transformação fim-a-fim na Empresa, promovendo a gestão e a eficiência e efetividade das ações.
Redução da obsolescência do parque tecnológico
- Realização de investimentos para modernização dos recursos com o objetivo de atender às necessidades das soluções produzidas pelo Serpro e gerar maior confiabilidade na prestação dos serviços.
Tecnologias de rede de centro de dados em estado da arte
- Implantação de rede definida por software que ampliou consideravelmente a capacidade, velocidade e vazão das redes de centro de dados.
Segurança da Informação
A Segurança da Informação está no DNA do Serpro:
- Tratamento de mais de 2 milhões de eventos de Segurança da Informação
- Projeto para certificação de serviço específico no padrão ABNT/NBR ISO 27701
- Realização da quinta edição do Serpro Security Week
Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
O ano de 2021 foi marcado pela implantação do Programa de Governança em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Serpro:
- Rede Serpro de Privacidade e Proteção de Dados com 116 membros sendo 25 sub-encarregados e 91 DPOs locais
- Plano de Gestão de Incidentes com Dados Pessoais
- Ênfase no tratamento de riscos a privacidade e proteção de dados
- Cinco workshops transmitidos pelos canais digitais da Empresa
Programa Serpro Ventures
O Programa Serpro Ventures é um conjunto de esforços corporativos do Serpro, internos e externos, para geração de novos negócios inovadores, de crescimento escalável, em novos, atuais ou antigos mercados.
Destaque para as Parcerias estratégicas (ex.: Nuvens Públicas) e a realização de Hackathons que aproximam a Empresa da comunidade de tecnologia e inovação - em 2021, ocorreram eventos direcionados a importantes cases de clientes como Plataforma Mais Brasil e Identidade Digital (Hacking.Rio).
Reconhecimento
Em 2021, o Serpro foi reconhecido em diversas premiações:
A atuação do Serpro contribuiu para que o Brasil seja o 1º país da América do Sul, o 2º das Américas e esteja entre os 20 países que oferecem os melhores serviços públicos online do mundo.
A contribuição da Empresa possibilitou que o Brasil fosse eleito o 7º país do mundo com a maior maturidade em governo digital.
A Empresa foi reconhecida pela expertise de sua atuação no setor público e vem se posicionando muito bem, com expressivas parcerias e grandes fornecedores.
O Conecta Gov.br conquistou o 2º lugar na 25ª edição da premiação, na categoria “2: Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo federal”.
Perspectivas
Os direcionamentos estratégicos para 2022 se mantém alinhados à Missão, Visão e Valores do Serpro e fortalecem o propósito de transformação digital do Governo e a entrega de soluções digitais à sociedade e ao mercado.
O Serpro investirá na inovação, na melhor experiência dos usuários, intensificará o programa Serpro Ventures e as iniciativas para se tornar um hub de negócios digitais e líder em soluções de biometria e identificação digital no Brasil.
Este será o Serpro em 2022! Uma empresa ainda mais eficiente e sustentável, financeiramente saudável, mais transparente, mais inclusiva, mais inovadora e com maior entrega de valor à sociedade.