Ações educacionais

Capacitações em ESG

Apresentação: Curadoria para estruturação de trilhas de aprendizagem sobre ESG, com o objetivo de contribuir com o alcance de 70% do Índice ESG em 2022 por meio da implementação de Ações Educacionais.   

Resultados: Realizada curadoria de ações educacionais internas e externas que foram organizadas em trilhas de aprendizagem para corpo técnico e corpo gerencial. Além disso, foram executadas as seguintes ações educacionais, com um total de 446 participações, nos seguintes temas: Palestra Por que falar de Acessibilidade? Workshop Tudo é acessibilidade; Workshop O Líder no Centro da Meritocracia; Webinar Vieses Inconscientes.

Capacitações Alura

Apresentação: São registradas mensalmente em nosso sistema cerca de 800 participações em ações educacionais realizadas em plataforma de terceiros, mas com patrocínio do Serpro  

Resultados: Foram registradas aproximadamente 9657 participações até dezembro/22.  

Capacitações executadas pela Escola Conecta 

Apresentação: Manutenção da Escola Serpro Educa, ambiente virtual de capacitação responsável por ofertar cursos livres tanto para comunidade, quanto para clientes.  

Resultados: Temos 19 cursos voltados para a comunidade em oferta permanente na Serpro Educa, que também atende clientes LGPD, Radar e AGR. Temos 4 mil alunos externos cadastrados. 

Capacitações Internas e Externas

Apresentação: No escopo desta atividade, estão reunidas todas as ações educacionais externas, com investimento de verba específica das diretorias e as ações educacionais externas sem custos viabilizadas pela área de educação, e também as ações internas, sem custos diretos, viabilizadas pela área de educação. 

Resultados: Em 2022, foram implementadas 220.828 horas de capacitação, formação e desenvolvimento profissional e mais de 20 Programas, Projetos e iniciativas foram estruturados e ofertados pela área de Educação do Serpro, em parceria com as diferentes Diretorias da Empresa e entidades externas. 

Capacitações Técnicas oriundas de contratos de softwares 

Apresentação: O objetivo principal deste programa é garantir a internalização de conhecimento relacionados aos contratos de softwares e hardwares realizados pela empresa, de maneira que nossos empregados estejam preparados para otimizar a utilização destas aquisições para melhor aproveitamento do investimento. Além disso, o Programa pretende reformular o fluxo de atendimento às demandas de capacitação oriundas de aquisições considerando as necessidades de melhorias no processo identificadas em 2021 e aumentar o potencial estratégico deste processo para a Superintendência de Educação (SUPED).  

Resultados: o fluxo foi reformulado junto às áreas envolvidas e em 2022 a área de Educação acompanhou o repasse de conhecimento em 95 contratos. 

Certificações Profissionais

Apresentação: O objetivo do projeto é atender a MTI 1.1 do PETI/PDTI, ter 100 especialistas das Diretorias de Desenvolvimento, Operações e Relacionamento com o Cliente em competências técnicas relacionadas à: ciência de dados, big data, inteligência artificial, blockchain, internet das coisas, segurança da informação, nuvem e UX, a partir da oferta de certificações externas e internas. O projeto foi desenvolvido com o apoio das áreas envolvidas na meta para identificação de especialistas do Serpro nos temas que participarão da criação do banco de questões para certificações internas e da identificação das certificações externas disponíveis no mercado. 

Resultados: Como uma das estratégias para alcance da meta foi lançado em março de 2022, o Programa Serpro de Certificações Profissionais que contemplou a oferta de cursos preparatórios e de provas de certificação em entidades externas. A oferta das certificações externas ocorre por meio de parcerias, reembolso e contratação.  

Em março de 2022, foi lançada a parceria com a Microsoft e foram disponibilizados 1000 vouchers de gratuidade para as provas de certificação. Em junho/2022 foi lançada a parceria com a Oracle que também disponibilizou vouchers gratuitos aos empregados do Serpro. As certificações ofertadas gratuitamente por meio das parcerias com a Oracle e Microsoft comtemplaram alguns dos temas previstos na MTI 1.1.  

No primeiro semestre de 2022, a empresa contabilizou 724 certificações conquistadas pelos empregados. As certificações mais procuradas estão associadas aos temas: Nuvem (com 40% desse total); Segurança da Informação (30%); Ciência de Dados (11%), Inteligência Artificial (9%); e demais temas (10%). 

Em 15/08/2022 aconteceu o Evento de Apresentação das Certificações Profissionais avançadas da Microsoft. No mês de outubro, o Serpro recebeu o troféu Top 1 no programa de Enterprise Skills da Microsoft, por ter conquistado 424 certificações, o que colocou a Empresa em destaque entre os trinta principais clientes participantes do Programa da Microsoft. 

Em novembro, foi lançada a página do Programa Serpro de Certificações Profissionais, espaço que apresenta informações importantes para os empregados que desejam alcançar uma Certificação Profissional. No segundo semestre do ano, mais 64 empregados conquistaram certificações profissionais, totalizando 788 empregados certificados em 2022. 

LGPD Educacional 

Apresentação: Os cursos do Framework LGPD Educacional oferecem todo o conhecimento necessário para a segurança no tratamento e na proteção de dados pessoais de usuários e clientes. O conteúdo dos cursos foi desenvolvido em coautoria entre Serpro e Datashield. O Serpro é referência no Brasil em LGPD e a DataShield é uma empresa europeia especialista no GDPR. A equipe de Gestão de Escolas Virtuais realiza todo processo de gestão das ofertas dos cursos síncronos e assíncronos do produto, elaborando junto com os gestores dos produtos os cronogramas de oferta, encaminha as informações necessárias para alimentar a loja dos produtos e presta todo o suporte necessário à preparação das turmas, enturmação dos alunos e suporte aos alunos e instrutores durante os cursos e/ou exames de certificação." 


Resultados: Abertura regular de turmas para atender clientes e empregados. Além de cursos, oferecemos também certificações profissionais nos temas "Encarregado de Dados" e "Gestor de Dados". Atendemos 182 clientes de janeiro a dezembro de 2022. 

Projeto Educacional: Acessibilidade na Web 

Apresentação: projeto educacional desenvolvido com objetivo de conscientizar sobre os processos que promovem acessibilidade nos sistemas e capacitar os desenvolvedores para adotá-los na empresa. A ação faz parte do projeto da Diretoria de Desenvolvimento - Dides que prevê ações para adotar parâmetros de acessibilidade em produtos Serpro que envolvam frontend e em material de apoio para consumo dos produtos como forma de contribuir com as iniciativas de ESG do Serpro 

Resultados: Em 2022, foram ofertadas 10 (dez) ações educacionais sobre este tema com participação de 753 empregados que resultaram em 1.136 matrículas e 9.744h de capacitação. 

Especificamente para o projeto de Acessibilidade na Diretoria de Desenvolvimento (DIDES) foram estruturadas trilhas de aprendizagem conforme perfis de treinamento definidos pela diretoria com seis cursos da plataforma Alura e webinares síncronos, totalizando 258 empregados da Dides que completaram as trilhas de aprendizagem e atingindo a meta estabelecida. 

Atividades síncronas ofertadas

AÇÃO EDUCACIONAL

Acessibilidade digital: Porque devemos nos preocupar com isso? 

Pensando e aplicando acessibilidade em produtos digitais

Porque falar de acessibilidade?

Tudo é acessibilidade

Total de capacitação dos empregados da Dides

TIPO 

Palestra

Webinar

Webinar

Workshop

PARTICIPAÇÕES

558

104

28

102

792

HORAS 

5.580

208

56

408

6.252

Projeto Jornada do Cliente 

Apresentação: Trata-se de solução educacional com propósito de conferir importância e de adquirir conhecimentos referentes ao mapeamento da jornada do cliente no Serpro, considerando relacionamento e uso do produto/serviço contratado, primando por um olhar de “fora para dentro", visando promover melhores experiências aos clientes.  

Resultados: Houve um total de 1.377 participantes em Webinars ofertados nos temas Customer SuccessCustomer Journey Mapping, Employee Experience, Customer Experience.  

Projeto Trabalho Remoto e Híbrido 

Apresentação: Solução educacional estruturada para compartilhar conhecimentos e experiências de como desenvolver a mentalidade para atuação integrada em times remotos e presenciais, recomendações de como enfrentar desafios e oportunidades para gerar conexão, colaboração, produtividade e bem-estar, considerando as entregas e alcance de resultados. As ações foram ministradas por especialistas do Officeless que, além de uma plataforma digital, é um movimento que ajuda líderes e times de diversas organizações a atuarem de forma conectada e efetiva, independentemente da localização das pessoas. Foco no aprendizado, no compartilhamento de conhecimentos e em relações baseadas em autonomia, propósito e confiança. As ações educacionais são decorrentes do trabalho integrado das superintendências de Educação e Gestão Estratégica de Pessoas e fazem parte de um conjunto de iniciativas que buscam desenvolver competências de gestores e equipes nesse tema. 

Resultados: Um total de 780 participações nas ações educacionais Webinar Trabalho Remoto e Híbrido Corpo Funcional e Gestão Remota e Híbrida - Officeless

Projeto Educacional Ciclo de Palestras Ética e GRCI  

Apresentação: Solução educacional estruturada considerando a transformação digital e uma série de questões éticas, de risco, de conformidade e de integridade, que precisam ser avaliadas pelo viés da legalidade, da eficiência, das adequações e do valor para a sociedade. 

Resultados: Houve o registro de 992 participações em palestras e Webinars nos temas Ética, Integridade e Corregedoria; Ética e o uso da Inteligência Artificial, Principais Questões Éticas na Sociedade da Inteligência Artificial, Condutas vedadas durante o período do defeso eleitoral, Assédio Moral e as Relações Corporativas, Gestão de Riscos e Controles Internos, Diálogos de Valor.  

Projeto Setembro Amarelo  

Apresentação: solução educacional com o propósito de esclarecer sobre saúde mental, por se tratar de um assunto que desperta interesse, dúvidas e, de alguma forma, receios em algumas pessoas. O tema é cercado por tabus e mitos e até bem pouco tempo não era sequer abordado nas empresas e nas rodas de conversas entre amigos. Esse cenário tem mudado pouco a pouco e demanda atenção e cuidado. O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (2018) e tem se destacado em nível global pela expressiva prevalência de transtornos mentais como a depressão e o suicídio.    

Resultados: 478 participações nos temas Promoção da Saúde Mental e Saúde mental: quando o sofrimento vira doença? 

 Trilhas de Aprendizagem em TI  

Apresentação: O Projeto Trilhas de Aprendizagem tem como objetivo atender a Iniciativa de TI da DIDHM/SUPED: Modelar e implementar 7 novas Trilhas de Aprendizagem nos temas: Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Cloud, Blockchain, UX, Internet das Coisas, RPA, Geoinformática e Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Esse projeto faz parte das Iniciativas de TI que são atividades realizadas para atingir a MTI 1.1. O Projeto será realizado por meio de Grupo de Trabalho que irá modelar e implementar as Trilhas de Aprendizagem junto aos especialistas de cada tema.  

Resultados: Em janeiro/2022 foram lançadas 14 novas trilhas de aprendizagem, sendo 8 trilhas no tema UX e 6 trilhas no tema Cloud resultante da parceria com a Microsoft. Em fevereiro/2022, foram lançadas mais dez novas trilhas de capacitação no tema Cloud em parceria com a Oracle. Em maio/2022, foram lançadas mais 2 novas trilhas ainda no tema Cloud em parceria com a IBM. Em junho/2022 ocorreu o lançamento da trilha em Blockchain. Além destas trilhas que estão diretamente relacionadas à iniciativa cadastrada no PETI/PDTI, lançamos também as trilhas Microsoft Developer Associate e a Microsoft Teams em junho/2022. Em agosto/2022 foram lançadas 7 novas Trilhas de Aprendizagem no tema Cloud em parceria com a IBM. Essas trilhas reúnem 37 soluções educacionais organizadas para atender aos perfis específicos dos empregados que atuam no Programa Serpro MultiCloud. 

Mapeamento de conhecimentos 

O Mapeamento de Conhecimentos em Tecnologias é uma ferramenta de pesquisa dinâmica e perene que permite à empresa conhecer quais são as tecnologias que os empregados utilizam em suas atividades diárias, qual é o domínio sobre essas tecnologias, quem são e a localização dos empregados que detém os conhecimentos. Atualmente, 54% dos empregados internos já registraram respostas. 

A partir das informações registradas já é possível, de forma rápida, avaliar e montar squads para atender demandas específicas de cada serviço das Unidades. Além disso, os insumos do mapeamento são usados para identificar as necessidades de capacitação, lacunas de conhecimentos, gerenciar conhecimentos críticos e identificar possíveis agentes educacionais para repasse de conhecimento. Esta ação é fundamental para o desenvolvimento das pessoas para atingir os objetivos estratégicos da Empresa, por meio da conquista de novos clientes e diversificação dos serviços, além de aumentar a competitividade e a resiliência empresarial. 

Metodologia de Identificação de Conhecimentos Críticos 

A Identificação de Conhecimentos Críticos subsidia a implementação de práticas de compartilhamento de conhecimentos nas organizações. Por meio de uma metodologia criada a partir das melhores práticas de Gestão do Conhecimento, a SUPED elaborou uma metodologia para Identificação de Conhecimentos Críticos alinhada à Cadeia de Valor, para subsidiar decisões e ações de gestão e a criação de um Inventário de Conhecimentos Críticos. O cenário mundial pós pandemia ressalta a necessidade de termos a Identificação de Conhecimentos Críticos para garantir a sustentabilidade da empresa, especialmente pela transformação digital acelerada, instituição de modalidades de trabalho remoto, novos arranjos produtivos, novos clientes internacionais e, sobretudo, ter o foco no desenvolvimento de pessoas para a transformação digital do Estado.

Além disso, permite o aumento da resiliência empresarial com o fortalecimento dos processos, apoia ações de sucessão, reenquadramento, movimentação funcional, reestruturação de áreas, envolvendo todas as unidades organizacionais da empresa. Com o aumento do grau de maturidade, a metodologia fortalece a competitividade do Serpro, na medida que os repasses de conhecimentos permitem maior flexibilidade na gestão de quadro de pessoas e montagem de equipes baseada na identificação de perfis para dar respostas às constantes mudanças de cenário interno e externo.

Em 2022, estabelecemos as bases para a criação de um modelo de gestão de conhecimentos críticos, baseado nas capacidades dinâmicas e utilização de métodos ágeis para que a dimensão "conhecimento" tenha uma rede de curadoria, validando conhecimentos existentes e trazendo novos conhecimentos para promover a inovação, sem que a fricção entre o modelo produtivo instalado e os novos modelos produtivos acarretem problemas e impasses quanto aos objetivos estratégicos.  

Parceria com a Escola Virtual do Governo (EVG/Enap) 

Apresentação: A Superintendência de Educação do Serpro firmou parceria com a Escola Virtual Gov - EVG (Enap), com o objetivo de disponibilizar cursos on-line para a Administração Pública e Sociedade. A Escola Gov - EVG possui atualmente mais de 4 milhões de usuários cadastrados, tendo atendido mais 250 mil alunos apenas em 2021. O primeiro curso disponibilizado foi o Fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, desenvolvido pelo Serpro em 2020, originalmente para a capacitação do corpo funcional e gerencial. A parceria reforça o compromisso do Serpro e da Superintendência de Educação em contribuir com a Estratégia de Governo Digital, principalmente na disponibilização de soluções educacionais que possam fomentar a capacitação dos profissionais da administração pública em áreas do conhecimento essenciais para a transformação digital. 

Resultados: Conforme dados informados pela EVG/Enap (https://emnumeros.escolavirtual.gov.br/indicadores/), até 01/03/2023, os cursos disponibilizados pelo Serpro contam com 78.245 inscrições, com geração de 27.336 certificados.